Sobre “A Lição Final”

Durante esta última semana me dediquei a ler o livro “ A lição Final” do professor de ciências da computação de uma faculdade norte americana, Randy Paush, que descobriu ter um câncer pancreático que lhe permitiria viver apenas mais seis meses. Randy foi reconhecido mundialmente por uma palestra que realizou como sua aula final, e uma de suas passagens ficou bem guardada em minha memória: “ se eu fosse um pintor eu pintaria um quadro, se eu fosse um compositor, faria uma música, mas como soou professor darei uma aula”. Despretensiosamente ele não falou de como tratar a morte, e sim de como viver a vida, de como realizar sonhos e a parte que mais me chamou a atenção, a parte que trata de como possibilitar os sonhos alheios.

Me pareceu a um primeiro olhar um livro de auto ajuda, mas na verdade se revelou um livro biográfico de muita sinceridade. E  hoje, a menos de 30 minutos acabei de lê-lo e me prontifiquei a tentar reajustar algumas coisas.

Disso tudo maquinei que, se você se dedicar a pintar pinte,se dedicar a música, faça música e como eu me dedico a pensar e escrever, tentarei fazer disso algo melhor!

 

 

Welder Andrade

3 Respostas

  1. Td vez q ouço sobre esse cara, me dá vontade de chorar…Seria bom se a gnt sempre encarasse os desafios assim…
    Sendo assim, então, dediquemo-nos à escrita! ;P

    saudaadess!

  2. Caro amigo já ouvi falar muito sobre esse professor,embora não tenha tido o prazer de ler sua obra. Muitas inquietações nos incomodam ao longo dos anos :Como devemos agir?Que caminho devemos tomar?Como alcançar o sucesso?Mais a que mais me intriga é por que buscamos tanto o sucesso?A resposta ressoa no fundo da minha alma :-Somos humanos!! E seria verdadeiramente ridiculo negarmos nossa essência . Nessa busca incessante pelo sucesso não nos damos conta do quão rápida e passageira a vida pode ser.Em minhas reflexõs,não só de agora ao ler seu texto,mas de sempre me fazem entender que devemos fazer aquilo que gostamos de fazer.Esse professor mostra paixão pelo “ser professor”,e talvez seja essa paixão a responsável pelo seu sucesso e por alimentar sua gana pela vida.Deveriamos entender que o sucesso é apenas uma conseqüência, e não um objetivo.Como você disse,se você decidir pintar,pinte…se você se dedicar a música,faça música.Isso nada mais é do que se dedicar ao máximo áquilo que gosta,ao fazê-lo estará dando o primeiro passo rumo ao sucesso ao mesmo tempo que terá descobrido o sentido da vida : vivê-la intensamente,sem medo do fracasso.Pois não há fracasso quando fazemos o que nos dá prazer ,pois fazemos bem feito,e mesmo que o mundo desaprovre saberemos que nos doamos o quanto podiamso a causa que escolhemos.”Trabalhe fazendo o que gosta e não terá que trabalhar um um único dia de sua vida” – Confúcio- Eu escolhi cuidar,por isso sigo dessa reflexão mais disposta a fazê-lo.Se decidir viver,simplesmente viva!!

    Beijos

  3. Well, eu queria muito saber enfrentar os desafioos asssim… Sei lá acho que as pessoas se encomodam em falar ” eu não consigo, eu não posso” que é facil d mais de desistir!!!
    Adoreii ;D

    Saudaaaaaaaades imensas que eu tenho de ter você no meu dia- a – dia como antes!!!
    beijoooss
    Loveyou! 😀

Deixe um comentário