Filosofia quintanista

Sinto cheiro de filosofia quando leio Mário Quintana. É incrível como quando leio tenho a impressão de que ele escreveu conversando comigo, me sinto cúmplice e co-autor, talvez seja esse o maior estágio para um poeta, fazer com que seu leitor se identifique tanto que pense que ele mesmo escreveu.

Honestamente nem sei se M.Quintana gostaria que alguém dissesse isso, mas vejo filosofia aflorando de suas palavras, uma filosofia quase aplicada a vida, prática e progressista. Talvez ele nunca tenha sido aceito na ABL, por que lá não havia uma cadeira que abarcasse tantos homens em um só, tantas palavras em um só, tanta verdade em um só, tanta proximidade em um só!

Ontem mesmo dormi com os dedos marcando páginas do “Caderno H”, foi revigorante ter uma conversa de tão alto teor antes de dormir, acho que até os sonhos foram melhores.Se filosofia é a busca pelo conhecimento do mundo, sim Quintana, meu ‘amigo’ Quintana era um filósofo brilhante!

 

 

Não te irrites, por mais que te fizerem…
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio…”   – 

Mário Quintana
 

 Welder Andrade
 

 

Uma resposta

  1. Nunca li Quintana, seria interessante, mas você falou tanto de Filosofia que acho que O mundo de Sofia já resolve…

Deixe um comentário